domingo, 30 de agosto de 2009

Relembrando Sucessos: Riacho Doce!

Domingo é dia de Relembrar antigos sucessos da TV. Vamos começar por uma minissérie que eu adoro, e vocês sabem porque: Riacho Doce!

Riacho Doce é uma minissérie exibida pela Rede Globo nos dias de 31 de julho a 5 de outubro de 1990 com duração de 40 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn , com a colaboração de Márcia Prates e dirigida por Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury e Luis Fernando Carvalho foi baseada no romance homônimo de José Lins do Rego.


O projeto Riacho Doce nasceu de um programa sobre Fernando de Noronha, exibido pelo Globo Repórter e assistido por Paulo Ubiratan. Deslumbrado com as imagens de fundo do mar, Paulo ousou e obteve belíssimas cenas, que só enriquecem este "romance com pitadas de tragédia e aventura" como, na época da estréia, definiu a minissérie. A aventura, é claro, fica por conta dos mergulhos e do fundo do mar. Quanto ao romance e a tragédia, decorrem da paixão de Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Eduarda (Vera Fischer) e a proibição pela mística vó Manuela (Fernanda Montenegro).
Apesar de não divulgado pela produção da minissérie, a praia de
Carne de Vaca, em Pernambuco (divisa com a Paraiba) serviu de cenário para a vila de pescadores, e muitos moradores da praia foram figurantes da trama. Depois do fim das filmagens, pensou-se em mudar o nome da praia, de Carne de Vaca para Riacho Doce, mas parte da população não aceitou a idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário