quarta-feira, 20 de maio de 2009


Depois da desclassificação do Sport da Copa Libertadores 2009, começou a circular em vários sites de relacionamento, um poema supostamente assinado pelo escritor rubro-negro Ariano Suassuna. Não sabemos da veracidade do poema, mas vale o registro e a divulgação das palavras, tenham sido elas escritas ou não por ele. Segue o poema na integra aqui no Fantástico Mundo:

Chora e chora bastante.
Não o choro dos derrotados, não por isso!Chora pelo urro dos vencidos, que até o último instante acreditava!
Chora aquela lágrima de ‘quero mais’ e a de vingança que não tarda, com a certeza de que não mais vinte anos separará a glória!
Chora pela certeza de que a vitória irá se repetir e não parecerá tão anacrônico, tão inesperado, tão louco.
Chora de pena pelos companheiros de supostos grandes times pernambucanos, que mais se animam em nossa derrota que na vitória deles, mas que riem para esconder a inveja de sentir o sabor do sonho que vivemos.
Chora de alegria por uma bela campanha.
Chora pela certeza de volta.
Chora por ter colocado o nome do time nos noticiários internacionais, no olho do furacão.Por ter ido mais longe, contra árbitros, contra emissoras e contra babacas que preferem torcer para times do sul.
Enfim, sorri, ao saber que em breve a bandeira rubro-negra voltará a erguer taças, flamulando no alto de sua imponência, certa e constante, como o orgulho dos que torcem…

(Ariano Suassuna, 12 de maio de 2009)

4 comentários:

  1. O Leão está leve, em estado de graça, e vem voando. Este, o voo mais alto de sua história, brilhando na Libertadores e tetracampeão Estadual. Qual o limite para o Leão? É melhor não fazer previsões, pois o time já chegou mais longe do que se esperava, destroçando prognósticos até dos mais sensatos. O que se pode dizer sem medo de errar é que o vermelho e o preto são hoje as cores do Recife, as cores de Pernambuco, as cores do Nordeste. E o Brasil se rende à demonstração de grandeza que vem dando o Sport, assim como a América descobre a força desse Leão bom de briga!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! E como é bom de briga nosso time!

    ResponderExcluir
  3. Flavio, obrigado pelo alerta de erro no Post!
    valeu!

    ResponderExcluir
  4. Junião, só quero falar sobre um ponto desse post: nordestinos (pernambucanos ou não) que torcem por times do sul, sudeste etc. Cara, é por isso que nordestino é tão desvalorizado, perseguido, pré-conceituado... ...o próprio nordestino não vê que torcer para o time da sua terra é parte integrante de sua personalidade. É uma questão de ter identidade cara, o seu time estando bem ou não no campeonato, ter ganho ou não o campeonato estadual, municipal... ...não interessa. Torcer é uma paixão e acho que os nordestinos têm que se apaixonar pelas coisas da sua terra: sotaque, comidas típicas, costumes populares incluindo torcer por um time da sua terra. Viva o Sport, Náutico, Santa Cruz, Ferroviário, Central, Bahia...

    ResponderExcluir