quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FESTA RELIGIOSA DE COSME E DAMIÃO


Minha cidade, Igarassu –PE, no dia 27 de setembro, comemorou com muita emoção o dia dos santos Cosme e Damião, padroeiros do município. De acordo com documentos históricos, em 1535 quando foi construída a Igreja de São Cosme e Damião, nascia também Igarassu. Os santos se tornaram os padroeiros da cidade e o 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, se transformou também no dia do aniversário de Igarassu. Os fiéis se reúnem para as duas comemorações. E já se vão 474 anos de história e tradição.
O padre Rosivaldo, pároco da cidade, é o responsável pela organização da festa religiosa de Cosme e Damião, padroeiros da igreja mais antiga do Brasil. Pessoas vêm de cidades vizinhas para pedir graças e o dia se torna mais especial por conta de uma mão que simboliza a mão dos padroeiros. De acordo com o site do Jornal do Commércio, dentro do relicário de prata, ficam os ossos dos dedos dos santos Cosme e Damião. Eles foram enviados pelo Papa João Paulo II.
Esse ano, por motivos particulares, não pude acompanhar a procissão em homenagem aos santos, mais vi a mesma passar, e fiquei emocionado com a devoção da multidão que acompanhava o andor (estimada em quase quatro mil fies). No entanto fui a missa solena a noite, no palco na frente da igreja. Uma missa linda e emocionante, com uma inspirada homilia do padre Rosivaldo.
Enfim, mais uma belíssima homenagem a
Jesus Cristo, e aos santos Cosme e Damião. Parabéns ao Padre Rosivaldo, a Suerik, e a todos paroquianos envolvidos com a organização das festividades de 2009! Agora é tomar fôlego e se preparar para o “EU TENHO A FORÇA”, com a certeza de que o MEU FANTÁSTICO MUNDO também vai esta por lá! Abração a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário